Resenha: Cinquenta Tons de Cinza

Autor: E.L James
Editora: Instríseca
Páginas: 455
Avaliação: ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ (3,5/5)

Quando Anastasia entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua, Ana se surpreende ao perceber que está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos. Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros de Grey...


Acabei de terminar de ler Cinquenta tons e me sinto como se tivesse terminado de ler Crepúsculo. Só que ao invés de terem vampiros e os lobos, tem sexo e o Sadomasoquismo.

Sobre os personagens: Anastasia é uma menina desajeitada, recatada, que nunca teve um namorado antes, insegura com seu próprio corpo e amante de livros, que não consegue acreditar que um homem "perfeito" como Christian Grey está perdidamente apaixonado por ela. Toda vez que fica perto dele, fica com a respiração descontrolada e não consegue se concentrar em nada, além dos seus olhos e boca. Já Christian Grey é um homem totalmente controlador (e bota controlador nisso), bonito (daquele tipo que para o trânsito e deixa qualquer menina sem jeito), seguro de si, que gosta de tocar piano, obras clássicas, que aparenta ser bem mais velho do que realmente é e que quer Anastasia apenas, e somente, para ele. olá Edward e Bella, quanto tempo! 
Sobre a história: Ana está prestando um favor para sua amiga Kate, que está muito doente, ao ir entrevistar o grande empresário Christian Grey. Ela não possui nenhuma biografia sobre ele e fica totalmente espantada ao ver que ele não é um homem de quarenta e poucos anos, mas sim, um homem com mais ou menos sua idade e lindo de morrer. Em uma das perguntas, Christian responde que gosta de controlar as coisas e as pessoas á sua volta. O que Ana não sabia, era que ele não estava brincando. Antes mesmo dos dois terem algum relacionamento (seja físico ou emocional), ele já tem o celular dela rastreado e começar a persegui-lá até conseguir marcar um encontro. Mas o pior de tudo isso, na minha opinião, é que Anastasia não acha isso nem um pouco assustador ou estranho, e caramba, eu sou a única que ficaria com um pouco de medo de um cara, que eu nem conheço direito, rastrear o meu celular e começar a me perseguir? Acho que pelos olhos de E.L James, sim.
Nesse encontro ele dá um contrato de confidencialidade para Ana assinar, e logo depois que ela assina, ele resolve mostrar seu mundo obscuro e erótico para ela. Um mundo que Ana nunca tinha se quer chegado perto, mas que a deixa cada vez mais envolvida no decorrer da história.

O livro é narrado pela Anastasia em primeira pessoa e muitas vezes encontramos passagens dela com sua "deusa interior" (o que me lembrou muito o filme "Lizzie McGuire - Um Sonho PopStar"), além dos e-mails que ela troca com Christian e as descrições sexuais. O livro não vai além disso, mas mesmo que a história não seja uma das melhores, a narrativa da autora é muito leve e rápida e ela sempre deixa um gostinho de quero mais no final de cada capítulo, o que fez com que eu terminasse de ler Cinquenta tons em apenas dois dias.
Confesso que estou com muita vontade de começar o segundo livro, o mistério de Christian me deixou com uma pontinha de curiosidade e fiquei com vontade de saber o que é que vai acontecer com o casal (mesmo que eu já tenha uma ideia, baseada em Crepúsculo).
Acho que muita gente exagerou quando foi dar sua opinião negativa sobre a trilogia, mesmo que a narrativa e a história sejam meio fracas, ela não é tão ruim assim. Já li livros piores, acredite.

  • Vale lembrar que "Cinquenta Tons de Cinza" é um livro de conteúdo adulto e possui, praticamente toda hora, cenas de sexo e muitos palavrões. 

3 comentários:

  1. Gostei de sua resenha, Amanda. Eu li o livro (ainda vou fazer a resenha para ele) e acho que senti o mesmo que vc. Não é um grande livro, não é muito bem escrito, mas a leitura foi fácil até pq tem muitos emails e ficou a curiosidade pelo passado de Christian. Bom, eu já sei o que aconteceu, já li os três :)
    Vou seguir o seu blog, segue o meu tb.
    www.livroseprosas.blogspot.com

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você acha o mesmo que eu! Realmente a leitura é muito fácil e a curiosidade está grande para saber o segredo do Grey.
      Beijos,
      Amanda.

      Excluir
  2. Já li várias criticas sobre esse livro, e estou curioso para lê-lo!
    Já estou seguindo o blog!
    Faz uma visitinha: http://cantinhos2livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir